Pages - Menu

DICAS PARA UM BOM DESENHO

Quais são os materiais?

Utensílios complementares
       Além do lápis de grafite, do lápis de cor e do papel, você deverá possuir também alguns acessórios úteis, que tornarão mais fácil o seu trabalho.

1. Apontando o lápis
       Na pintura com lápis de cor, a ponta se desgasta com frequência. Por isso, é preciso usar de vez um quando um apontador. Você também precisa de uma lixa para afinar bem a ponta do lápis e poder fazer traços finos e detalhes.
       Apoie a mina horizontalmente sobre a lixa e gire o lápis à medida que esfrega.
(A)(B)


2. Um porta- lápis 
       Para ter o lápis sempre à mão, guarde- os num porta- lápis. Procure colocá-los com as pontas viradas para cima. Veja na ilustração a diferença entre um lápis com a ponta feita com estilete (A) e outros apontados com apontador (B).


(Porta- lápis feito de origami)

       Qualquer recipiente de porcelana, vidro, plástico, papelão pode ser usado como porta- lápis. É mais prático e organizado manter seus lápis de cor no porta- lápis enquanto realiza seu trabalho.
     No meu caso, coloco em gavetas como mostra a ilustração abaixo.

(gavetas de acessórios usados para utensílios de desenho)

As gavetas são mais práticas, nela podemos guardar todos os tipos de materiais como; lápis, canetas, lápis de cor, hidrocor, estiletes, tesouras, colas, gizes, borrachas, apontadores e outros tipos de materiais que utilizamos no dia a dia ou para desenharmos.

3. Prancheta de madeira

 (prancheta de madeira)

      É útil ter uma prancheta de madeira para colocar o papel. Apoie- a sobre suas pernas num canto da mesa em que estiver trabalhando. O papel pode ser fixado na prancheta com um prendedor metálico, como na ilustração, ou com percevejos. Observa- se que há um prendedor metálico para segurar o papel, mas é importante que tenhamos em mão um caderno de esboços, para que evitemos de desenharmos direto no papel e ao errarmos, o desenho ficará completamente horrível, sem explicações.

(desenho como amostra da posição da prancheta com a mesa)

4. Caderno de esboços e pasta

       Utilize um caderno de espiral para fazer esboços ou rascunhos, até a pintura definitiva em papel.
(caderno de espiral para esboços e pasta branca para colocar desenhos.)

       Guarde seus trabalhos em uma pasta grande, tendo o cuidado de intercalar folhas de papel de seda entre um trabalho e outro.


Como utilizar os materiais para desenho?

1. Como pintar com lápis de cor?

Como pegar e manusear lápis

       A forma mais correta de pintar com lápis de cor é segurando- o entre os dedos indicador e polegar, como se faz normalmente para escrever.
       Em geral deve- se segurar o lápis ligeiramente inclinado, com a ponta apoiada de lado sobre o papel, como na figura 1 abaixo.

(figura 1)

       Quando você for fazer um degradê numa área extensa para pintar um fundo, por exemplo,é melhor apoiar a ponta quase na horizontal sobre o papel,mantendo o cabo do lápis no interior da mão, como na figura 2.

(figura 2)

1. Para fazer traços finos, segure o lápis como se fosse escrever.

2. Para fazer degradês e pintar áreas extensas, mantenha o cabo do lápis no interior da mão.

   Pinte primeiro a cor clara.
   Pinte por cima a cor escura.

Pintando em gradação

       Pintar em gradação significa que se deve aplicar primeiro as cores claras e prosseguir com as cores escuras.
       Como as cores claras não ocultam as escuras, seria impossível obter um resultado aceitável aplicando as escuras e sobrepondo as claras. Por isso, é melhor começar com tons suaves, utilizando cores claras exercendo pouca pressão no lápis, sem esquecer que a ordem de aplicação das cores é importante.
       Pintando em gradação, você poderá realçar os tons, além de obter misturas através da sobreposição de cores.
       Ao misturar cores para obter diferentes tons, é muito importante a ordem de aplicação das cores.Se você pintar, por exemplo, com amarelo e sobrepuser a este a cor azul, obterá um verde- escuro. Mas, se pintar primeiro com azul e depois sobrepuser o amarelo, o resultado será um verde- claro.

Aplicando as cores

       Conforme seja maior ou menor a pressão exercida sobre o papel, você obterá tons mais escuros ou mais claros de uma cor.
       Veja um exemplo: Pinte uma área quadrada com o lápis vermelho, pressionando- o muito pouco. O resultado será um vermelho muito suave, quase laranja.
       Pinte outra área quadrada, mas pressionando mais o lápis no papel.Agora você obterá um vermelho-escuro intenso.



O trabalho do claro-escuro é muito importante,o escuro pode representar as sombras ou até mesmo o fundo do desenho, o branco pode dar vida,claridade ao desenho ou ilusão de óptica o que engana o nosso olho(quando a imagem se mexe olhando para você, mas ela não está se mexendo exatamente).
Os lápis de cores apropriados para utilizar a técnica do degradê nos desenhos, é a faber castell, as caixas da faber castell vão de 12 a 48 cores.


  


Na hora de utilizar o pincel não deixe a tinta encostar na parte metálica do pincel.

evite usar tinta guache diretamente da tinta para a folha, prepare os materiais primeiro; uma folha A4 ou qualquer outro tamanho, um pincel grosso, médio e fino, um pote com água, pano próprio para pintura e tinta guache.
1- faça um rascunho do seu desenho.
2- separe as cores de tinta que você irá utilizar
3- comece primeiro com o pincel fino pintando os cantos do desenho.
4- depois de trabalhar os cantos comece a pintar o seu trabalho(lembrando que é importante molhar na água para não ficar aquela tinta grossa e também não molhar demais o seu pincel, se não você irá estragar o seu trabalho)
5- se puder compre da marca do pincel amarelo que é muito bom para fazer uma pintura,seja no papel ou num quadro.
6- depois de pintar o seu trabalho deixe secar,mas nunca deixe no Sol,tem coisas que o Sol acaba estragando nosso trabalho.
7- agora para fazer um acabamento ou um toque de desenho vivo trabalhe um pouco de iluminação,claro escuro,etc.
PRONTO!!!
Quer mais, envie um comentário e deixe seu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário